sexta-feira, 17 de maio de 2013

Povos Indígenas

Os povos indígenas que habitam nosso país estão espalhados por todo o Brasil. Na região Sul, há etnias como Kahingang, Xetá, Guarani.
Quando se fala em região Norte, muitas pessoas ainda pensam em índios e matas. Sim, aqui há indígenas e matas. Há uma grande diversidade de culturas, há grande riqueza em nossas matas, o que muito nos orgulha.Não é à toa que a Amazônia é conhecida em todo o mundo por sua diversidade e riquezas naturais.
No Amazonas hoje há uma população de cerca de 120 mil indígenas de 66 etnias, entre elas Desana, Kambeba, Makuna, Miranha, Mura, Yanomami, Saterê- Maué, Kulina, entre tantas outras.
O grupo étnico mais numeroso é dos Tikunas. Alguns grupos ainda são semi-nômades, como os Maku.
Ao todo, no Brasil, são cerca de 206 etnias , com grupos ainda isolados.
Os povos indígenas têm sido segregados desde o início de nossa história e houve um tempo em que quase foram dizimados. Hoje há uma grande luta para que sua identidade não se perca, e, sobretudo, para que adquiram autonomia, principalmente na educação, que em muitos lugares ainda segue o modelo da escola nacional.

Fontes:
 
  •   D’angels, Wilmar, Veiga, J. (Orgs.) –Leitura e Escrita em Escolas Indígenas: encontro de educação indígena no 10º COLE – 1995- Campinas, SP: Mercado de Letras, 1997.













quinta-feira, 16 de maio de 2013

Projeto Saúde Indígena na Comunidade Patauá

Um grupo de alunas do curso de Pedagogia do 9º Período da Universidade do Estado do Amazonas, estará realizando um projeto de extensão na comunidade Patauá no dia 19/05/2013, com o objetivo de conscientizar os moradores da referida comunidade a respeito da importância da alimentação, higiene corporal, bem como da água tratada para se ter uma boa saúde.
Serão realizadas  ações, como cortes de cabelo, manicure e aplicação de flúor.
O projeto é denominado Saúde Indígena na Comunidade Patauá.