quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Frutas da Amazônia - Piquiá

O piquiá é uma fruta encontrada na região amazônica  e é muito interessante, pela forma de preparo.
Só pode ser consumida depois de cozida, se bem que há pessoas  que a assam também.
Cozinha-se por cerca de 10 minutos, sem a casca, ou seja, descasca-se, deixando o caroço, que é envolvido por parte da fruta. Depois de cozida, utiliza-se  a massa que envolve o caroço.
Aqui em Tefé, costuma-se comer o piquiá com farinha, acompanhado de café. Muitos utilizam também misturado à comida. É uma fruta bastante exótica.

domingo, 16 de dezembro de 2012

Cidades do interior do Amazonas - Tefé

Ainda escuto pessoas dizendo que no Amazonas só tem floresta , como se realmente fosse assim. Precisamos desmistificar essa ideia.
As cidades do interior do Estado já tem seu desenvolvimento.
Aqui em Tefé, por exemplo, temos um pólo da Universidade do Estado do Amazonas, com diversos cursos de graduação; agências bancárias; SENAC; um comércio que aumenta a cada dia, uma cultura muito rica e o que é mais importante: um povo que recebe bem a todos os que aqui chegam.Não há necessidade de ir até a capital para adquirir a maioria dos produtos. Já contamos com várias clínicas médicas e odontológicas, além, é claro, do setor público.
Chega a ser engraçado ouvir pessoas que não conhecem o Amazonas dizendo que as onças andam pelas ruas.O que acontece é que progresso e natureza andam juntos, pois precisam caminhar lado a lado, mas não de forma fantasiosa.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - TEFÉ

SENAC - TEFÉ
Enfim, o interior do Estado não perde para cidades de outros Estados. Até mesmo as cidades menores já estão em processo de desenvolvimento, com pólos universitários, formando os jovens que aqui residem.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Escritores da Amazônia

  Já falei, em outras postagens, sobre autores amazonenses, inclusive sobre a  professora Fátima Castro.
Estive lendo novamente seu livro DESABAFO EM POESIA. Cada vez que faço isso, tenho a sensação de estar sendo transportada no tempo, pois a autora conta parte de sua história, incluindo infância, a cidade de Tefé, família, entre outros, de forma leve, gostosa e nem um pouco cansativa. Não me canso de ler esse livro e recomendo a vocês.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Goma para tapioca


Quando se fala em costumes da Amazônia, não podemos esquecer os maravilhosos cafés regionais que temos aqui: pupunha, tucumã, cuzcuz, tapioca. Na feira encontramos tudo isso.
A tapioca é feita com goma, esta retirada da mandioca (macaxeira). Torna-se uma espécie de farinha, parecida com araruta, bem fininha. Para fazer a tapioca, precisa-se somente da goma e sal. Após preparada, acrescenta-se manteiga e recheia-se, se assim preferir. 
A goma fresquinha nós temos na Amazônia. Em algumas regiões, só industrializada. 
Falando em costumes, muitas mães utilizam a goma para prevenir e curar assaduras de crianças.


sábado, 8 de dezembro de 2012

COSTUMES AMAZÔNICOS

 Bem, depois de um longo período ausente, voltei.
Às vezes é tanta correria, que acaba não dando tempo de fazer as coisas que gostamos.
De acordo com a enquete que fiz aqui no blog, as pessoas gostariam de saber mais sobre os costumes amazônicos. Então, vou contar o que pude observar nesses quase 12 anos que vivo aqui.
Pra começar, vou falar de comida. Nada melhor, né?
Os amazonenses gostam muito de assar peixe e tracajá. Que delícia!!É comum, na hora do almoço ou jantar, ver as churrasqueiras nas varandas das casas ou mesmo nas calçadas. Vende-se também, muito espetinho nas ruas: de frango, carne, peixe. Muitos vêm acompanhados de farofa, vinagrete, baião de dois.
Amanhã vamos fazer uma visita à feira. Bjos.